>> EDUCAÇÃO INFANTIL E
ENSINO FUNDAMENTAL


>> BILÍNGUE
>> PERÍODO INTEGRAL, MEIO
PERÍODO E PERÍODO ESTENDIDO


Brinquedos e brincadeiras



Na Educação Infantil, primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento: para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.

Brinquedos, jogos e brincadeiras não são só para divertir e distrair a criança e as pessoas que brincam com ela. Um brinquedo pode ser visto de diferentes maneiras pela criança: como potencial de recolhimento e consolação, estímulo à autonomia ou à associação do coletivo, realização, cooperação e progresso; e como novidade, distração ou informativo. Os brinquedos têm impacto próprio e constituem, ao mesmo tempo, meios para brincar e veículo da inteligência e da atividade lúdica (FRIEDMANN et al., 1992).

Segundo Piaget e Vygotsky, a brincadeira assinala um marco no desenvolvimento à medida que favorece o desenvolvimento da função simbólica, aspecto relacionado ao fato de, na brincadeira, a criança tratar a ação ou objeto como um significante.Crianças que brincam muito, possivelmente, serão adultos mais ajustados e preparados para viver. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade. 

As crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.

Profª Maria Elizete Serra Alves

ENTRE EM CONTATO
(44) 3025-2088 (44) 9 9181-8046

Av. Dom Manuel da Silveira D'Elboux, 831, Zona 5
| 87015-325 | Maringá - PR