A natação contribui positivamente nos aspectos cognitivo, emociona e social das crianças, além de estimular a capacidade de adaptação a situações diferentes.Â
A criança, na primeira infância, até aproximadamente os 5 anos, é capaz de obter 90% de seu cérebro preparado para o futuro, o que pode ser otimizado a partir de estÃmulos que a natação proporciona.Â
A partir dos 6 meses de idade facilita o desenvolvimento dos órgãos sensoriais, melhora a coordenação motora, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e previne algumas doenças respiratórias.Â
A prática da natação aumenta o gasto calórico e por consequência, a criança, terá aumento de apetite e um sono mais tranquilo. Observa-se também melhora das funções cognitiva e afetivo-social, contribuindo para a formação da personalidade.Â
Do ponto de vista psicossocial, a criança torna-se capaz de conviver melhor com outras crianças e apresenta um bom equilÃbrio emocional, torna-se mais independente e confiante com maior capacidade de tomar decisões. Além disso, tem mais capacidade de manter-se em atividade fÃsica, devido a sua maior aptidão cardiorrespiratória e à força muscular.Â
As crianças que praticam natação recebem mais estÃmulos e essa atividade auxilia no processo de desenvolvimento global. Esses estÃmulos são cognitivos, motores, afetivos, emocionais e sociais.Â
Os pequenos desenvolvem o domÃnio aquático, a respiração, a flutuação e, principalmente, o equilÃbrio. Para aulas de qualidade, contamos com equipe, local e materiais especÃficos para a natação.
Texto adaptado: Adaptado de artigos sobre Pedagogia do Movimento HumanoProfª Maria Elizete Serra Alves