A Educação como um todo não deixa dúvida sobre a sua importância. No processo educacional, cabe ressaltar a Educação Infantil que, se for bem qualificada, é elemento disparador e desencadeador do desenvolvimento da criança, da construção de conhecimentos e base para aprendizagens subsequentes. Mal realizada, pode criar bloqueios, deixar marcas comprometedoras no processo cognitivo da pessoa, com reflexos na sua condição de cidadão. Essa etapa do desenvolvimento infantil é o alicerce psicossocial da vida do ser humano.
Buscando um conceito para nortear nossas ideias, entendemos que CurrÃculo são todas as experiências vivenciadas e internalizadas pelo indivÃduo, tendo como referenciais os aspectos sociais e culturais dos quais a criança é detentora.
Quando a escola se compromete politicamente com a aprendizagem do educando, todos os profissionais que nela atuam têm ações pedagógicas e se mobilizam para que ele aprenda. Cada ação é acompanhada de reflexão, que provoca o aprimoramento da ação anterior à medida que se torna mais adequada à situação concreta desafiadora.
Um currÃculo alicerçado em princÃpios sólidos transfere ao agir pedagógico a construção do conhecimento e a conquista da independência de movimentos que significam para a criança os primeiros passos na busca de sua autonomia. Como agente de sua história é, então, sujeito ativo na construção do seu saber.
Uma proposta de currÃculo deve contemplar todas as áreas do desenvolvimento infantil, respeitando as caracterÃsticas de cada faixa etária e a realidade de cada criança, da escola e da comunidade escolar.
O professor é o orientador pedagógico, é o provocador das intenções do sujeito com o mundo fÃsico e social, oportunizando a ele vivências e situações de trocas, propiciando, assim, maior autonomia e cooperação, aspectos básicos para a formação de um verdadeiro cidadão.
Diante disso, a equipe pedagógica deve:
Tal qual nos ensina Vygotsky, as crianças resolvem suas tarefas práticas com a ajuda da fala, assim como dos olhos e das mãos.No processo de interação, o ambiente e os objetos têm particular importância. Os materiais oferecidos deverão proporcionar mais possibilidades de exploração, porque o tempo de concentração é curto e a criança precisa de constantes desafios para novas e progressivas descobertas.Oferecer uma proposta dessa natureza exige do educador competência e predisposição para o agir, ser autônomo, seguro, confiante em sua capacidade de transformar a si mesmo e a realidade, assim, efetivamente contribuirá para a formação de indivÃduos autônomos, crÃticos e solidários.Criança não é somente o futuro, criança é presente. E desse presente, obteremos o resultado no futuro.
Profª Maria Elizete Serra Alves
BRAMELD, T. O poder da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
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KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa para educação infantil. 14, ed. São Paulo: Ãtica, 2001.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.