Evento realizado em 10/06/2016
FANTASIAS SEM DISFARCE
No camarim do I-MESA, princesas, rainhas e reis de reinos diversos, magos poderosos, unicórnios únicos, dragões imensos, ..., conversam entre si enquanto super-heróis de todos os tipos brincam uns com os outros. Quem olha pode achar que eles estão apenas brincando, mas, sob os olhos atentos da nossa equipe multidisciplinar de professores, essas crianças estão exteriorizando seus sentimentos, desenvolvendo a imaginação e mostrando traços da sua personalidade. Até pode não parecer, mas uma fantasia pode ser tão importante quanto um livro, um jogo ou a lousa dentro de uma escola. A fantasia é importante porque permite à criança vivenciar outros papéis e, nessa experiência, ela começa a compreender as relações dos adultos com o mundo e vai amadurecendo.
Atentos ao comportamento e ao desenvolvimento dos alunos, a fantasia é cada vez melhor utilizada como parte do material didático na escola.
Por meio da fantasia, os professores podem perceber, por exemplo, se a criança é muito tímida, se tem muita vergonha, se se sente isolada, se tem medo de deixar de ser ela, se está rebelde, se é influenciada pela TV, se tem espírito de liderança, também comportamentos que adota em casa. E assim permitir que eles façam mediações assertivas das questões que são apresentadas.
Profª Maria Elizete Serra Alves