>> EDUCAÇÃO INFANTIL E
ENSINO FUNDAMENTAL


>> BILÍNGUE
>> PERÍODO INTEGRAL, MEIO
PERÍODO E PERÍODO ESTENDIDO


Publicado em 15/06/2015

Teatro na Educação Infantil



   "Jogos de criança não são esporte e deveriam ser sua mais séria ocupação." 

                                                                                                                          Montaigne






    O que será que acontece quando as crianças estão brincando? Para um educador atento, muitas coisas importantes estão ocorrendo como assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade.


   É por meio da brincadeira que a criança explora os seus sentidos, começa a dominar a coordenação motora e a adquirir a linguagem. A necessidade de construir um espaço que não seja só realidade nem só fantasia é algo característico da criança, pois é onde organiza as experiências que vai vivendo e às quais vai dando um sentido. As brincadeiras estão relacionadas com o que se passa por fora e por dentro da imaginação. Nesses momentos exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade e a capacidade de conviver com o outro. Simbolicamente e sem se dar conta, a criança exprime seus medos, desejos, experiências. A fase da brincadeira simbólica, construída gradativamente, propicia que a linguagem evolua com mais rapidez.


   Aos dois anos, a criança entra no mundo da imaginação e até aos quatro a fantasia tem um peso muito grande na sua vida, nas brincadeiras e nas diversas atividades lúdicas que desenvolve. À medida que vai crescendo, a criança vai tendo a noção da realidade e, a partir daí, vai relacionando essa realidade à imaginação.


   Para Rousseau, a primeira fase da educação da criança deveria ser permeada basicamente pelos jogos: "ame a infância; estimule seus jogos, seus prazeres, seus encantadores instintos. Considere o homem no homem e a criança na criança. A natureza deseja que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se tentarmos inverter a ordem produziremos frutos precoces, que  não terão nem maturação nem sabor, e logo estarão estragados".


   Vygotsky, ao discutir o papel do brinquedo, evidencia particularmente o "faz-de-conta". Nesses momentos, tudo que está ao alcance das suas mãos se transforma em personagens para seu jogo dramático.


   É dentro dessa abordagem lúdica e despretensiosa que o teatro na Educação Infantil deve acontecer.

Profª Maria Elizete Serra Alves

Últimas Notícias
Feliz Dia das Crianças! DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO Feliz Páscoa! COMUNICADO Volta às aulas I-MESA! Feliz Dia dos Professores!
Ver Todas
ENTRE EM CONTATO
(44) 3025-2088 (44) 9 9122-9192

Av. Dom Manuel da Silveira D'Elboux, 831, Zona 5
| 87015-325 | Maringá - PR