>> EDUCAÇÃO INFANTIL E
ENSINO FUNDAMENTAL


>> BILÍNGUE
>> PERÍODO INTEGRAL, MEIO
PERÍODO E PERÍODO ESTENDIDO


Publicado em 21/12/2016

Ensino Infantil - Alfabetizar na Educação Infantil, pode?

Essa é uma pressão que muitos pais ou responsáveis, pensando no futuro, exercem sobre os filhos e sobre as escolas de Educação Infantil. E muitos ficam surpresos por saber que seus filhos pequenos, na escola, passaram a maior parte do tempo brincando.

A criança aprende brincando, aprende a brincar brincando também. Isso ela aprende sozinha ou com outras crianças, não precisa que o adulto a ensine brincar. Precisa que o adulto saiba mediar. Muitos que contratam babás para cuidar de seus filhos orientam para que brinquem com as crianças na maior parte do tempo. Essa atitude não é adequada, porque a criança ficará dependente de um adulto para exercer uma das únicas atividades para a qual a criança tem autonomia, brincar!

As escolas que compreendem bem o papel do ensino infantil na vida das crianças com menos de seis anos organizam seus espaços e suas atividades de modo a oferecer aos alunos tempo para conviver com os colegas e, lógico, se socializar. Disponibilizam material não estruturado e sem finalidade visível, para a criança criar e colocar em prática a sua imaginação. Fazem leituras de histórias de vários tipos para a criança ter contato com diversificadas linguagens e gêneros literários e têm ainda espaço para pesquisa, que não deve ter finalidade científica, e sim criar e manter a atitude curiosa da criança que tem perguntas e tem condições, com o auxílio do professor, de encontrar caminhos para obter respostas, ou melhor, elaborar novas perguntas. E esse é um processo de iniciação científica, sim! 

A criança precisa ter contato com elementos da natureza. Precisa de tempo livre e de tempo organizado. Precisa aprender as primeiras regras da convivência nas atividades em grupo e as primeiras regras da vida por meio de jogos. Precisa ter contato com a cultura e as artes em suas diferentes expressões.

Todas as atividades são brincadeiras e, ao mesmo tempo, uma séria e eficaz preparação para o futuro.

A criança que vive sua primeira infância bem, de acordo com sua idade, tem mais facilidade de se adaptar às novas exigências que encontrará no Ensino Fundamental.

Muitas escolas tem instituído o ensino infantil mais voltado aos anseios dos pais do que aos das crianças. E eu garanto, quem perde com isso são seus filhos!





Referências

Folha de São Paulo – Rosely Sayão

Pedagoga Regina Scarpa (Fundação Victor Civita)

Adaptação – Professora Maria Elizete Serra Alves

Últimas Notícias
Feliz Dia das Crianças! DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO Feliz Páscoa! COMUNICADO Volta às aulas I-MESA! Feliz Dia dos Professores!
Ver Todas
ENTRE EM CONTATO
(44) 3025-2088 (44) 9 9122-9192

Av. Dom Manuel da Silveira D'Elboux, 831, Zona 5
| 87015-325 | Maringá - PR