Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?
Essa é uma pressão que muitos pais ou responsáveis, pensando no futuro, exercem sobre os filhos e sobre as escolas de educação infantil. E muitos ficam surpresos por saber que seus filhos pequenos, na escola, passaram a maior parte do tempo brincado.
A criança aprende brincando, aprende a brincar brincando também. Isso ela aprende sozinha ou com outras crianças, não precisa que o adulto a ensine brincar. Precisa que o adulto saiba mediar. Muitos que contratam babás para cuidar de seus filhos orientam para que brinquem com as crianças na maior parte do tempo. Essa atitude não é adequada porque a criança ficará dependente de um adulto para exercer uma das únicas atividades para a qual a criança tem autonomia, brincar!
As escolas que compreendem bem o papel do ensino infantil na vida das crianças com menos de seis anos organizam seus espaços e suas atividades de modo a oferecer aos alunos tempo para conviver com os colegas e, lógico, se socializar. Disponibilizam material não estruturado e sem finalidade visÃvel, para a criança criar e colocar em prática a sua imaginação. Fazem leituras de histórias de vários tipos para a criança ter contato com diversificadas linguagens e gêneros literários e tem ainda espaço para pesquisa, que não deve ter finalidade cientÃfica, e sim criar e manter a atitude curiosa da criança que tem perguntas e tem condições, com o auxÃlio do professor, de encontrar caminhos para obter respostas, ou melhor, elaborar novas perguntas. E esse é um processo de iniciação cientÃfica, sim!
A criança precisa ter contato com elementos da natureza. Precisa de tempo livre e de tempo organizado. Precisa aprender as primeiras regras da convivência nas atividades em grupo e as primeiras regras da vida por meio de jogos. Precisa ter contato com a cultura e as artes em suas diferentes expressões.
Todas as atividades são brincadeiras e ao mesmo tempo, uma séria e eficaz preparação para o futuro.
A criança que vive sua primeira infância bem de acordo com sua idade tem mais facilidade de se adaptar às novas exigências que encontrará no ensino fundamental.
Muitas escolas tem instituÃdo o ensino infantil mais voltado aos anseios dos pais do que aos das crianças. E eu garanto, quem perde com isso são seus filhos!
Texto adaptado: Professora Maria Elizete Serra AlvesFolha de São Paulo – Rosely Sayão
Pedagoga Regina Scarpa (Fundação Victor Civita)